Sobre participações permanentes, analisar as situações
Sobre participações permanentes, analisar as situações: I. Somente as participações em coligadas são consideradas permanentes. II. Todas as participações em outras empresas são consideradas permanentes, exceto as controladas. III. As participações são consideradas permanentes quando as aquisições de ações ou quotas têm interesse no controle societário ou econômico. IV. São consideradas participações permanentes quando o registro contábil for classificado somente como ativo circulante. Apontar a alternativa correta: d. Somente o item III está correto. Pergunta 2 c. No ativo permanente.
Pergunta 3
São exemplos de investimentos permanentes: I. Terrenos destinados à renda. II. Joias, pedras preciosas e ouro. III. Obras de arte e participações societárias, desde que atendam tais características. IV. Antiguidades.
Assinalar a alternativa correta: b. Todos os itens estão corretos. Pergunta 4
Existem dois métodos de avaliação de investimentos permanentes, são eles: a. O método de custo e o da equivalência patrimonial.
Pergunta 5
A Cia. Maranhão participa do aumento de capital da Cia. São Luiz, subscrevendo 100.000 ações no valor nominal de $ 1,00 cada, integralizando em dinheiro. Sabendo-se que o investimento corresponde a 5% do capital da investida, o método para avaliação deste investimento será: d. O método do custo.
Pergunta 6
A provisão de perdas para a aquisição de participação em outras sociedades ocorre: e. Por exemplo, em situações em que a falência da investida é praticamente certa.
Pergunta 7
O lançamento contábil para o registro da provisão de perda será: c. D = Perdas. C = Provisão de perdas.
Pergunta 8
Os dividendos obtidos com o investimento permanente “Participação em outras empresas” será sempre registrado na investidora como uma receita, ou seja, na DRE – Demonstração do Resultado do Exercício. Você