SOBRE HISTÓRIA Ensaios ERIC HOBSBAWM
1º Período – Direito – Noite
1. “Devemos trabalhar de forma a que a memória coletiva sirva para a libertação e não para a servidão dos homens”. (JACQUES LE GOFF). Comente a afirmação acima, tendo em vista a análise de HOBSBAWM acerca do bom e do mau historiador.
R= ??????????????
2. Por que HOBSBAWM afirma que “não é possível nenhuma discussão séria da história que não se reporte a MARX (p.43)”? Explique sua resposta
R= Antes de Marx a história era um amontoado de fatos sem nenhuma conexão, Marx encontrou um padrão para explicar como as coisas mudam. A variável por ele encontrada e a relação do homem com a natureza sua descoberta deu se observações como o homem através do tempo se relaciona com a natureza para sobreviver; e também como ele controla esta natureza; através da força física e mental.
3. Explique a seguinte afirmação: “Entender mal a história é parte essencial de se tornar nação.” (ERNEST RENAN) Em qual dos usos sociais do passado podemos identificar essa afirmação?
R= Para construir uma nação só adquirindo uma imagem simbólica desta nação, ou seja, adquirindo sentindo de nação em função de um passado manipulado.
Ex: O sionismo nesse sentindo, qualquer nacionalismo moderno, não poderia ser concebido como retorno a um passado perdido porque o tipo de Estados – nações territoriais, dotados do tipo de organização que ele visava. Simplesmente não existiu ate o século XIX.
4.
Analise a importância da “escrita da História”, tendo em vista:
a) A afirmação do político e jornalista inglês THOMAS PAINE: “Está em nossas mãos recomeçar o mundo outra vez.”.
b) O contexto do filme NARRADORES DE JAVÉ.
R= A afirmação de Thomas Paine ; que dizer que através da escrita podemos reiniciar o mundo, resgatando a memória re e produzindo o passado de maneira crítica através da historia.
No filme narradores de javé resgata a historia da cidade, a “escrita” que irá possibilitar