Gentileza
Educação
Física
A importância da atividade física na terceira idade
Brenda Lorena Lima Sol
Centro Educacional Bandeirantes A atividade física para a terceira idade é uma das principais bases para ter uma boa saúde. A musculação, hidroginástica e caminhada são as mais praticadas por essa categoria e sempre deve ser acompanhada por um médico especialista. Existem cada vez mais evidências científicas mostrando o benefício de ter um estilo de vida ativo para a manutenção da capacidade funcional e a autonomia física durante o processo de envelhecimento. Quando envelhecemos, o corpo sofre algumas transformações que podem ser amenizadas através da prática regular da atividade física. Além dos benefícios pela atividade aeróbica existem também importantes benefícios do treinamento de força muscular. A musculação melhora a força muscular, a velocidade de andar, o equilíbrio, contribui na manutenção no aumento da densidade óssea, ajuda no controle do diabetes, artrite, doença cardíaca e a melhora da ingestão alimentar.
A hidroginástica é uma atividade de baixo a moderado impacto e, com isso, é uma das principais recomendações para os idosos, pois evitam os riscos de lesões musculares e a sobrecarga das articulações.
O benefício dela é a melhoria da flexibilidade, manutenção do peso, diminuição do risco de lesões musculares, melhoria do condicionamento cardíaco e respiratório, que consequentemente diminui o risco de doenças do coração como hipertensão e infartos, melhoria da autoestima, do bem-estar social, diminuindo o risco de aparecimento da depressão e da ansiedade. A caminhada é uma atividade física de melhor aceitação entre essa categoria, pois é de baixo custo, apenas um tênis apropriado e uma roupa leve. Pode ser feita no seu condomínio, na sua rua, no parque ou na esteira.
Seja qual for a