Sobre as teorias da aprendizagem estudadas ao longo do capítulo 1 do PLT, assinale a alternativa errada:
Segundo Araújo (1985), o crescimento pode ser definido como as mudanças normais na quantidade de substância viva; é o aspecto quantitativo do desenvolvimento biológico,é medido em unidades de tempo, como, por exemplo, centímetros por ano, gramas por dia, etc.Resultando de processos biológicos por meio dos quais a matéria viva normalmente se torna maior. O crescimento enfatiza as mudanças normais de dimensão durante o desenvolvimento e pode resultar em aumento ou diminuição de tamanho e ainda, variar em forma e/ou proporção (Araújo, 1985). O desenvolvimento, por sua vez, pode ser definido como um processo de mudanças graduais, de um nível simples para um mais complexo, dos aspectos físico, mental e emocional pelo qual todo ser humano passa, desde a concepção até a morte (Barbanti, 1994).
Para Gallahue (1989), o crescimento pode ser definido como o aumento na estrutura corporal realizado pela multiplicação ou aumento das células; o desenvolvimento como um processo contínuo de mudanças no organismo humano que se inicia na concepção e se estende até a morte.
(Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 12(1): 71-84, jan./jun. 1998)
FATORES DE CRESCIMENTO
O principal fator é a genética que pode ser inferida através da altura dos pais. Faz sentido pensarmos que pais baixos terão filhos baixos e pais altos terão filhos altos mas, de vez em quando, isto não ocorre. Uma maneira de se calcular o alvo genético de uma criança é através da média corrigida da altura dos pais. Para meninas temos de subtrair 13 cm da altura do pai, somar a altura da mãe e dividir este valor por dois ((mãe+pai-13)/2). Para os meninos o cálculo é feito somando-se 13 cm à altura da mãe, adicionando-se a altura do pai e dividindo por dois ((mãe+13+pai)/2). O alvo genético vai de 5 cm abaixo da média corrigida da altura dos pais até 5 cm acima.
O que é importante levar em consideração quando se avalia o crescimento de uma criança? Devemos levar em conta o