Snu tzu
672 palavras
3 páginas
Sun TzuA Arte da Guerra
Apresentação
A obra do grande líder e estrategista Sun Tzu se passou por volta de 500 a.c no período dos estados guerreiros, neste momento ocorreu à unificação da China onde a guerra era uma questão vital para o estado. Para Sun Tzu, a única forma de prever o resultado de uma guerra é analisar a situação com base nos cinco fatores: Caminho, Clima, Terra, Líder e métodos. Para Sun Tzu dirigir muitos é quase igual a dirigir poucos depende somente de organização e controlar muitos é o mesmo que controlar poucos é uma questão de formações e sinais.
Resumo A obra é um relato de um líder e estrategista que além de ter o poder de influenciar pessoas usando suas qualidades, habilidades na normalidade do dia a dia tinha o dom de extrair o máximo de seus liderados nos momentos mais difíceis quando muitos estavam prestes a recuar e até mesmo desertar, mediante as palavras do grande líder os guerreiros retomavam as forças e seguiam para o combate dispostos a dar a vida pela vitória do exército.
Sun Tzu tinha muita inteligência e eficiência ao fazer análise do terreno, clima e métodos a serem utilizados para obter a vitória tudo muito bem planejado e organizado analisava pontos fracos e pontos fortes do adversário sendo preciso ao atacar, sempre nas vulnerabilidades do adversário o enfraquecendo a cada dia e assim alcançando o objetivo. Sabia analisar muito bem o comportamento dos guerreiros comandados e com base nisto delegava as funções e posições que cada um deveria ocupar, percebendo a fraqueza tomava decisões duras com quem viesse a por em risco sua liderança e a segurança de seu exército, houve um episódio que excelente guerreiro perdeu sua vida por desobedecer e colocar em risco o exército, servindo de exemplo para outros.
Consciência também era ponto importante nas batalhas, onde poupavam da destruição plantações e casas de algumas das cidades conquistadas, prisioneiros eram preservadas, cientes também das fragilidades de alguns