Sninner
Primeiramente, há o tipo de resposta que é eliciada por uma estimulação específica, em que a correlação entre a resposta e o estímulo é um reflexo no sentido tradicional. Irei classificar esse reflexo de respondente. [...] Mas há também um tipo de resposta que ocorre espontaneamente na ausência de qualquer estimulação com a qual ela possa estar especificamente correlacionada.
[...] É da natureza desse tipo de comportamento ocorrer sem um estímulo eliciador, embora estímulos discriminativos sejam praticamente inevitáveis após o condicionamento. Não é necessário identificar unidades específicas antes do condicionamento, mas durante o condicionamento elas poderão se estabelecer. Irei chamar tais unidades de operantes, e o comportamento em geral de comportamento operante (SKINNER, 1961c, p. 378).
A resposta operante é essencialmente uma ação do organismo que produz efeitos no ambiente. As consequências, por sua vez, são as modificações geradas pela resposta do organismo. Para Skinner, o organismo sempre está inserido em um ambiente. No caso do respondente, os estímulos eliciadores são eventos ambientais responsáveis diretamente pela ocorrência da resposta reflexa. Já no operante, o ambiente é constituído por estímulos discriminativos. A privação é o motor do comportamento operante, como o sadomasoquismo onde a classe dominada e a classe dominante fazem parte da privação, por isso um depende do outro.
A partir do século 30 Skinner pega os