Teste
Análise Experimental do Comportamento
Relatório dos experimentos realizados pelas alunas Marcela Fernanda de Souza e Marcela Nunes Costa, para obtenção de aprovação na disciplina Análise Experimental do Comportamento, ministrada pela professora Eva Maria dos Reis Gomes.
Coronel Fabriciano Dezembro/2010
1
Resumo: O presente trabalho trata-se das considerações referentes aos estudos realizados no laboratório de análise experimental do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. O objetivo de tais estudos consistiu na compreensão de processos comportamentais simples, portanto utilizou-se como instrumento uma caixa de condicionamento operante, onde se manipulou variáveis ambientais para observar de que forma estas alterações controlam as respostas do sujeito experimental. O sujeito utilizado foi um rato branco, da raça winstar macho de aproximadamente três meses, com um repertório comportamental inicial mínimo. Pretendeu-se condicionar respostas de pressão à barra de metal presente na caixa para que o sujeito obtivesse água, logo este foi colocado em condição pré experimental de privação de 24 horas. As sessões experimentais evidenciaram a evolução na aquisição de repertório comportamental do sujeito, o que corrobora com o que se encontra na teoria, além relevância do estudo em laboratório. Palavras – Chaves: Análise Experimenta do Comportamento. Sujeito em laboratório. Caixa de Skinner. Comportamento Operante.
2
INTRODUÇÃO O behaviorismo caracteriza-se como uma corrente de pensamento proposta por Watson em 1913 através da ruptura com a visão mentalista presente na Psicologia até então. Desta forma, Watson propôs um novo objeto de estudo para a Psicologia: o comportamento observável (NETO, 2002). Skinner por sua vez surge em 1930 com sua proposta de ampliação do objeto de estudos da ciência da comportamento, nasce então o behaviorismo radical, caracterizado-se pelo estudo de eventos