Smog
O que é o Smog?
A palavra "Smog" deriva do inglês ("smoke" + "fog") e é um fenómeno cada vez mais visível nas grandes áreas urbanas.
Ilustração [ 1 ] - Smog na China
O nevoeiro fotoquímico, também conhecido por Smog, consiste numa mistura de poluentes primários (Monóxido de Carbono, Dióxidos de Enxofre e Azoto) e poluentes secundários como por exemplo o ozono, formados sob a influência da luz solar. Uma vez que o Smog está dependente do Sol, este tipo de poluição torna-se mais evidente nos dias de seca e de maior calor.
Consequências para a saúde pública: * Irritação e danos nos olhos, na pele e nos pulmões; * Seca as membranas protectoras do nariz e da garganta; * Provoca alterações no sistema imunitário; * Agrava também as doenças respiratórias como a asma, daí que as pessoas portadoras deste tipo de doença e as crianças sejam mais vulneráveis a este tipo de poluição.
Tipos de Smog:
Smog urbana: É uma mistura de poluentes gasosos, neblina e partículas sólidas (poeira). A coloração escura deve-se à junção destes materiais.
Smog Industrial: presença de compostos mais nocivos à saúde e é por isso que a poluição industrial é considerada um risco à humanidade.
Smog fotoquímica: Ela ocorre em presença de luz. Esta neblina é comum nos dias muito quentes e secos e é provindo de escapamentos de automóveis
Origem:
* Revolução Industrial; * Aumento da utilização dos recursos fósseis em automóveis, industrias…
Zonas mais afectadas: * Pequim * Califórnia * Costa ocidental dos EUA * Londres
Curiosidade:
-------------------------------------------------
Durante os jogos olímpicos de Pequim a circulação automóvel foi reduzida em 3 milhões de automóveis diários e varias industriais foram encerradas para que os jogos pudessem decorrer.
-------------------------------------------------
O Smog foi identificado pela primeira vez na década de 1940 na cidade de Los