Smog e Chuvas Ácidas
Smog e Chuvas
Ácidas
Esperemo s que
Trabalho realizado por: gostem! Pedro Alpendre nº 24
Ricardo Rego nº 25
Sebastião Cunha nº 26
Índice
• Introdução
• Smog
• Chuvas Ácidas
• Conclusão
• Bibliografia
Introdução
Este trabalho cujo tema é o smog e as chuvas ácidas foi solicitado pela professora Anabela Urbano, no âmbito da disciplina de Fisica e Quimica A.
O objetivo era, neste caso, relembrar e conhecer novos conceitos, adiantar matéria, trabalhar em grupo e apresentar aos colegas e à professora estes dois temas que nos foram propostos.
Estes temas (smog e chuvas ácidas) foram escolhidos porque infelizmente cada vez mais, é comum ver estas situações que destróiem o meio ambiente.
Smog
Smog é designado como nevoeiro contaminado por fumos. O termo resulta da junção de duas palavras da língua inglesa, smoke (fumo) e fog (nevoeiro), originando smog.
O smog é uma poluição atmosférica derivado de emissões de veículos de combustão interna e fumos industriais que reagem na atmosfera com a luz solar e formam poluentes secundários que se combinam com emissões primárias e formam o smog fotoquimico. O smog pode também resultar da combustão de grandes quantidades de carvão que produz uma mistura de fumo, dióxido de enxofre e outras misturas.
Chuvas Ácidas
Chuva ácida é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante da dissociação do dióxido de carbono
(CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada.
A principal causa daquela acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricos em enxofre e azoto reactivo cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes. Assumem particular importância os compostos azotados (NO x) gerados pelas altas temperaturas de queima dos combustíveis fósseis e os compostos de enxofre (SO x) produzidos pela oxidação das impurezas