Rimanoco
1438 palavras
6 páginas
COLÉGIO SUL AMERICANOPedro Nathan Noronha Trindade
Dependência de Química 1°Ano do Ensino Médio
Rio de Janeiro
2013
Pedro Nathan Noronha Trindade
OS EFEITOS DA POLUIÇÃO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NO PLANETA E OS MODOS DE PRESERVAÇÃO.
Trabalho apresentado em cumprimento das exigências da disciplina Química no Ensino Médio.
Rio de Janeiro
2013
Introdução
A poluição atmosférica é o efeito provocado na atmosfera por diferentes elementos sólidos, líquidos, ou gasosos, provenientes sobretudo da atividade do Homem.
Os problemas mais graves de contaminação do ar surgem nas cidades e áreas com um grande nível de industrialização, embora cada vez mais se generalizem por todo o planeta, facto que merece a nossa preocupação.
A Poluição Atmosférica A poluição do ar nas áreas urbano-industriais, ocorre devido ao facto de estas regiões serem as que possuem mais focos de poluição, como os escapes dos automóveis (que emitem grandes quantidades de gases poluentes), os aquecimentos domésticos, os fumos industriais e outros, os incêndios florestais e as pulverizações com pesticidas.
Outros fatores que também contribuem para a poluição atmosférica são: as características climáticas de cada região, a posição geográfica e os ventos dominantes.
Os espaços propícios para a concentração da poluição atmosférica são os locais afastados do litoral e regiões abrigadas (pouco ventosas), nestes locais existe uma maior concentração de poluição, pois o ar não se movimenta e os gases acumulam-se.
Os espaços desfavoráveis para a concentração da poluição atmosférica são as regiões litorais ou montanhosas, onde o ar é ascendente, nestes locais existe uma menor concentração de poluição.
Nos países desenvolvidos verifica-se uma maior concentração de poluição atmosférica, devido ao grande nível de industrialização e ao modo de vida das pessoas que utilizam demasiado os