Slids Trabalho Caso Palace II
Tópicos:
a) Propriedade dos materiais
b) Características dos material
c) Forma construtiva do Edifício
d) Causa fundamental do sinistro
Dados Técnicos do Palace II
• O Edifcio Palace II, foi uma torre de um complexo residencial construído na Barra da Tijuca – RJ.
• O edifcio Palace II foi construído pela Construtora Sersan, do deputado Federal Sérgio Naya, em 1990, com previsão de conclusão para 1995, tendo havido no entanto um atraso na conclusão da obra.
• Em 1996 o edifcio foi interditado pela Defesa Civil, após ter morrido um operário ao cair no fosso do elevador. O primeiro desmoronamento ocorreu no dia 22 de fevereiro de 1998, quando as colunas 1 e 2 do edifcio, onde haviam 44 apartamentos, desabaram e 8 pessoas morreram como resultado do incidente.
• O segundo desmoronamento ocorreu pouco antes das 13 horas do dia 27 de fevereiro de 1998. minutos antes do laudo técnico que recomendava aos moradores voltassem ao edifcio para recuperar seus bens, quando uma inexplicável coluna d'água irrompe da cobertura do 23° andar com toneladas de água como precaução de segurança técnica.
• Ocorreu ao meio-dia de 28 de fevereiro de 1998. A implosão foi feita pela empresa CDI
Implosões, e transmitda ao vivo para todo o Brasil pela televisão.
Propriedades dos materiais
•
Os problemas patológicos nas construções não são causados apenas pela ação do homem, e sim, na própria natureza, são esses os Agentes Ambientais, os Climáticos e Biológicos.
a) Agente Ambientais
* Agua – é um dos principais agentes responsáveis pelo aparecimento de patologias em todos os edifícios. As águas das chuvas ou lençóis freáticos exercem pressão ascendente sob os alicerces.
* Ventos – pode colaborar com a degradação das edificações, através da pressão que exercem aos edifícios principalmente durante as chuvas.
b) Agentes Climáticos
* O Clima Quente e Úmido – a presença de água costuma acelerar os processos de deterioração dos materiais, e as altas