Gesta O Ambiental 2
INTRODUÇÃO
O ser humano possui a característica de adaptar-se em diferentes ambientes, sejam quentes ou frios. No entanto, acontecimentos recentes demonstram que diversas mudanças veem ocorrendo de forma rápida. Desta forma, todos os seres serão obrigados adequar a novos costumes, mesmo sabendo que poucos consigam fazer isso.
Exemplo recente é a Crise Hídrica que ocorre no Brasil. Causado principalmente por desperdício de água, inúmeros brasileiros acostumam-se cada vez mais com o cotidiano sem água. Além disso, há um problema global que pode mudar não só os ambientes habitados, mas também toda a característica do planeta terra: o aquecimento global.
Com isso, este trabalho tem como objetivo a discussão sobre o aquecimento global, como também as particularidades da camada de ozônio. Através das causas e consequência, será possível fazer uma análise sobre a situação atual e o que pode ocorrer futuramente.
1 – AQUECIMENTO GLOBAL
O tema do aquecimento global é discutido cada vez mais entre a população mundial. Para muitos, esse fenômeno acontece devido à transição climática ocorrida de tempos em tempos. Enquanto para outros, o ser humano é o grande responsável pelo aumento de temperatura em todo o planeta.
De qualquer modo, independentemente da hipótese correta, não há como negar que o homem está cada vez mais aumentando os índices de gases poluentes. Através da queima de combustíveis fosseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) ocorre à liberação dos gases que retêm o calor, como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O).
Desde a metade do século XVIII, momento onde ocorreu a Revolução Industrial, diversas indústrias fazem uso desses tipos de componentes. Porém, em sua grande maioria, poucos tendem a preocupar-se com as consequências causadas por gases poluentes.
Um fenômeno conhecido como “Efeito Estufa” tem sido alterado devido à emissão desses gases. Esse evento tem como característica