Slides
Ímã Permanente
FUNÇÃO DOS MOTORES
Os motores elétricos tem a função de transformar a energia elétrica em energia mecânica. Deste modo, são o oposto dos geradores, que transformam a energia mecânica em energia elétrica.
ASPECTOS CONSTRUTIVOS
O motor de corrente contínua – ímã permanente, é composto por duas estruturas magnéticas: Estator (Ímãs Permanentes);
Rotor (Enrolamento de Armadura);
ESTATOR
No caso de motores de corrente contínua imãs permanentes, o estator são os ímãs permanentes, que tem por finalidade conduzir o fluxo magnético.
ROTOR
O Rotor é um eletroímã constituído de um núcleo de ferro com enrolamentos em sua superfície que são alimentados por um sistema mecânico de comutação.
SISTEMA MECÂNICO DE
COMUTAÇÃO
Esse sistema mecânico de comutação é formado por um comutador, solidário ao eixo do rotor, que possui uma forma cilíndrica com diversas lâminas às quais são conectadas os enrolamentos do rotor, e por escovas fixas.
COMUTADOR
O comutador reverte a direção da corrente elétrica nos enrolamentos do rotor algumas vezes durante uma volta do rotor, fazendo com que os pólos do eletroímã do rotor sejam atraídos e repelidos pelos pólos do estator, de forma que o torque desenvolvido seja sempre na mesma direção.
ESCOVAS FIXAS
As escovas fixas também conhecidas como carvão, são peças de grafite responsáveis por conduzir energia para o circuito do rotor, com o proposito de evitar o surgimento de faíscas.
FUNCIONAMENTO
1. Quando os enrolamentos do rotor são energizados, um campo magnético é gerado. O lado direito do rotor é repelido pelo imã da armadura e gira para a direita, causando a rotação.
FUNCIONAMENTO
2. Quando o rotor fica na posição horizontal, o comutador reverte a direção da corrente que passa através do enrolamento do rotor, revertendo o campo magnético. Esse processo se repete frequentemente
.
BIBLIOGRAFIA
http://sites.poli.usp.br/d/pmr2560/motores%20el
%c3%a9tricos.pdf