Slides Oswald
(o contexo)
- Escrito a partir de 1933, depois da crise mundial de 1929, da Revolução de 30 e da Revoluoção Constitucional de 32.
- Oswald afetado com a crise mundial de 1929, se vê obrigado a percorrer escritórios de agiotagem para se equlibrar financeiramente, essa experiência caracteriza um agiota presente na obra.
- E O Rei da Vela supera a experiência pessoal de Oswald.
- Fornece sem falsas sutilezas, os mecanismos da engrenagem em que se baseia o sistema sócio-econômico do país.
(PRIMEIRO ATO)
- Abelardo I é um agiota burguês que enriqueceu à custo da privação alheia. Fabrica velas por conta do consumo certo que elas trazem em um país cheio de supertições.
- Vela simboliza a industrialização precária do Brasil que ainda não produzia produtos sofisticados.
- Abelardo II é funcionário de Abelardo I, e pretende superá-lo.
- Heloísa de Lesbos, esposa de Abelardo I. é membro de uma família da aristocracia rural falida que só vai se casar por interesse e Abelardo I, burguês em ascensão, busca ter um nome, s casando pelo mesmo motivo da noiva.
- Os dois são elementos das classes abastadas, que vivem do suor dos trabalhadores.
- O casamento entre ambos simboliza a união de duas classes sociais.
- O casal representa dois famosos amantes da Idade Média em A História das Minhas Calamidades de Pedro Abelardo (teólogo e filósofo francês) que viveu de 1079 a 1142.
- Com o surgimento do culto Pinote, Oswald aproveita para mostrar a relação dos intelectuais e artistas com o poder: ou aceita seu compromisso social, ou decide servir a burguesia, já que não há neutralidade possível.
- Mr.Jones surge completando o triuvirato que rege o país: a aristocracia rural (Heloísa) que se une a burguesia nacional (Abelardo I) para elhor servir ao capital estrangeiro (Mr. Jones).
(SEGUNDO ATO)
- Heloísa, novamente por interesse, acaba se envolvendo sexualmente com Mr. Jones, Oswald tenta mostrar através dessa caso, o tamanho da decadência rural.
- A obra possui