slides musculos e equinodermos
Série: 3º ano “A”
Os
moluscos têm uma composição frágil, são animais de corpo mole.
A concha é importante para proteger esses animais e evitar a perda de água.
Ela não é uma parte viva do corpo do molusco. No
mar, na água doce e na terra. Por exemplo: o caramujo e a lesma ficam em canteiros de horta, jardim, enfim, onde houver vegetação e a terra estiver bem úmida, após uma boa chuva; ficam também sobre plantas aquáticas em lagos, beira de rios etc. O grande caramujo marinho vive se arrastando nas rochas ou areias no fundo do mar. Já as ostras e o marisco fixam-se nas rochas no litoral, enquanto a lula e polvo nadam livremente nas águas marinhas.
O corpo desse tipo de animal é composto por: cabeça, pés e massa visceral. A massa visceral fica dentro da concha e compreende os sistemas digestório e reprodutor.
A
forma e o tipo da concha são alguns dos critérios usados na classificação dos moluscos. Atualmente, esses animais estão divididos em três classes: os gastrópodes, os bivalves e os cefalópodes.
A
concha única, em espiral, é característica típica do grupo dos gastrópodes.
Entre os gastrópodes, estão o caracol e o caramujo; Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres de ambiente úmido.
Os bivalves apresentam concha com duas peças fechadas por fortes músculos.
São seres aquáticos e, em geral, vivem no ambiente marinho.
Eles são animais filtradores.
A respiração desses animais é branquial;
Designa um grupo de moluscos do qual fazem parte o polvo e a lula.
Os cefalópodes apresentam cabeça grande, olhos bem desenvolvidos e rádula dentro da boca. Possuem oito, dez ou mais tentáculos, que são "braços" alongados.
Os equinodermo constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto calcário muitas vezes provido de espinhos salientes, que justificam o nome zoológico do grupo.
Embora não