Slides de apresentação "anteprojeto de interiores para um escritório de advocacia"
ANTEPROJETO DE INTERIORES PARA UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA DE PEQUENO PORTE
MARIANA SIQUEIRA
Prof. Esp. José Batista do Nascimento Júnior (Orientador) M. Sc. Débora Pires Xavier de Andrade (Examinadora) M. Sc. Paulo Sérgio Araújo Peregrino (Examinador)
RESUMO
Este trabalho objetiva elaborar uma proposta para um escritório de advocacia de pequeno porte que conta com apenas um advogado. O advogado, em 18 anos de experiência, passa por uma transição que atinge uma nova etapa, onde atenderá aos clientes específicos, diminuindo assim o volume do trabalho. Dessa forma, a proposta deve atender às necessidades atuais do advogado.
Para isso, realizou-se um estudo acerca de organização espacial, ergonomia, iluminação entre outros elementos que afetam a relação entre o ambiente e o usuário. Este estudo resultou em otimização de espaços além de satisfazer os anseios do advogado.
COMO O TRABALHO FOI ORGANIZADO?
Introdução – apresenta o tema abordado de forma geral, os objetivos, a justificativa e relevância, além de metodologia;
Referencial Teórico – estudos necessários para a elaboração do anteprojeto de interiores; Caracterização do objeto de estudo – descreve o espaço estudado e a situação atual através de registros fotográficos; Caracterização do usuário – descreve as características do advogado; Proposta – foi apresentada uma proposta que atenda à nova realidade do advogado;
INTRODUÇÃO
-
Breve descrição e situação atual do escritório;
Como atingir a eficiência do escritório e satisfazer os anseios do advogado? (problemática) Com a finalidade de elaborar um projeto adequado ao usuário, deve-se atentar a uma série de princípios, a saber: organização espacial, ergonomia, comunicação visual e eficiência em vários contextos, seja na iluminação ou no consumo de água.
-
Preparar o escritório para três realidades: trabalhar sozinho (domínio visual), atender