SLIDES APRESENTA O artigo
FACULDADE DA REGIÃO SERRANA
MONICA DAS GRAÇAS VAZ
WÉLLIDA BIANQUINI NOVAIS PROCEDIMENTOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DE
UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO EM SANTA TERESA
QUANDO SE DEPARAM COM CASOS DE VIOLÊNCIA EXTRAESCOLAR.
Artigo científico apresentado à disciplina de
Seminário de TCC1 do Curso de Pedagogia,do Instituto de Ensino Superior da Região Serrana, como requisito parcial para avaliação.
Orientador: Prof. Elcir Fornaciari
SANTA MARIA DE JETIBÁ
2014
INTRODUÇÃO
A violência tem sido hoje um dos problemas que
permeia o espaço social e por sua vez o espaço escolar. Neste sentido, nosso projeto de pesquisa tem como
Procedimentos adotados pelos professores do ensino fundamental I, de uma escola municipal do estado do espírito santo em Santa Teresa quando se deparam com casos de violência extraescolar. tema:
OBJETIVOS
O presente artigo tem por objetivo pesquisar a respeito
de quais são os procedimentos adotados pelos professores do ensino fundamental I, de uma escola estadual da região serrana do Estado do Espírito Santo, quando se deparam com um caso de violência extraescolar cometido contra crianças e adolescentes. Para cumprir o objetivo, trabalha o conceito de violência e descreve a rede de proteção produzida para garantir os direitos de crianças e adolescentes previstos nas leis por meio de uma pesquisa bibliográfica. Através de um questionário, que norteia uma entrevista semi-estruturada, busca saber como os professores definem a violência, identificar e quantificar os tipos da mesma
JUSTIFICATIVA
No contexto escolar queremos mostrar como o
professor age perante a identificação do problema, usando a escola como um dos locais onde a criança apresenta os sinais da violência sofrida sendo ela qual for.
Neste sentido, a produção desse artigo sobre a temática justifica-se por ser um meio auxiliador para professores ou a qualquer individuo