Interpretação e produção de textos - unifran
Definições de textos e suas propriedades
Slide 1
Olá, nesta videoaula trataremos de algumas definições de texto e suas propriedades. Bom estudo.
Slide 2
As diferentes concepções de texto e discurso, como veremos, ora são tratadas como sinônimos, ora são tratadas como termos que designam entidades diferentes.
Autores estudiosos que tratam deste assunto também trabalham sob perspectivas distintas.
Slide 3
Para Van Dijk, o discurso é uma unidade que pode ser observada e pode ser interpretada quando se vê ou se ouve. O texto é uma unidade teoricamente reconstruída e é subjacente ao discurso.
Slide 4
Para Hjelmslev, o texto equivale a um processo discursivo e é nesta linha de pesquisa que pode se considerar a textualidade, ou seja, a capacidade de criar textos verbais e não verbais.
Slide 5
Para Fávero, o texto pode ser considerado como qualquer manifestação da capacidade textual do ser humano, como por exemplo: uma música, um filme, um poema ou qualquer tipo de comunicação realizada por meio de um sistema de fios. Já o discurso é tido pela autora como atividade comunicativa de um falante em uma dada situação comunicativa, englobando conjuntos de enunciados produzidos por esse locutor e o exemplo da enunciação.
Slide 6
Para Halliday e Hasan o texto é tido como uma unidade da língua em uso, uma unidade semântica de significados. O texto não é a simples soma de períodos em orações, mas ele pode ser realizado por intermédio desses mesmos períodos de orações.
Slide 7
De acordo com Koch, num primeiro momento o texto foi visto como uma unidade linguística superior à frase, sucessão ou combinações de frases, como cadeia de pronominalização ininterrupta e como cadeia de isotopias e complexos de proposições semânticas.
Slide 8
De acordo com as orientações teóricas de ordem pragmática, o texto pode ser visto como uma sequência de atos de fala ou fenômeno psíquico como resultado de