SLIDE FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
ANDERSON ALMEIDA
DIEGO SOUZA
ELIANE SILVA
HILTON BELEZA
JULIA PAMPLONA
MARCILENE SENA
NADIA SEIXAS
RENATA SANTOS
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
BELÉM
2014
1
FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
ANDERSON ALMEIDA
DIEGO SOUZA
ELIANE SILVA
HILTON BELEZA
JULIA PAMPLONA
MARCILENE SENA
NADIA SEIXAS
RENATA SANTOS
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
TRABALHO PARA A DISCIPLINA
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO I DO
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS
CONTÁBEIS
PROF: RÉGIS LUIZ DE SOUZA GOMES
BELÉM
2014
2
INTRODUÇÃO À ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
Max Weber, sociólogo alemão, publicou no início do século XX uma bibliografia sobre as grandes organizações da época e chamou de burocracia, a qual achou que dominaria o século, e esta apareceu coincidentemente com o despontar do capitalismo, através da economia do tipo monetário, o mercado de mão-de-obra, o aparecimento do Estado-Nação centralizado e a divulgação da ética protestante.
As burocracias surgiram no auge da revolução industrial como contraponto às práticas do início da revolução, como a crueldade e o nepotismo, junto com a necessidade de ordem e exatidão das organizações e tratamento justo aos trabalhadores. Tendo como finalidade buscar o máximo de eficiência possível através da organização detalhada e direção rígida da empresa. Isto fez com que rapidamente fosse adotada por todos os tipos de organizações humanas. A burocracia dominou o século XX. Baseada na organização monocrática e no direito de propriedade privada, estas organizações fizeram de seus dirigentes uma poderosa classe social.
Sobre estes dirigentes, Burnham acredita que estas darão origem aos gerentes, nova classe dominante, e o sistema do futuro será o Gerencialismo a dominar o mundo. O capitalismo e o socialismo terão seus dias contados, pois seus fundamentos como a propriedade e iniciativa privada serão recusados pela sociedade vindoura. Já