Skeleton
Prof: Elizandra BaldisseraAluno: Gui CarissimiData: 20/05/14
Série: 7° Ano B
Escola: E. E de Educação Básica São Francisco
Skeleton é um esporte olímpico de inverno criado na Suíça no final do século XIX e que fez parte das duas edições de jogos Olimpícos de Inverno sediadas no país, em 1928 e 1948, antes de ser integrado ao programa dos Jogos a partir da edição de 2002.
A origem da modalidade está ligada à origem do bobsleigh, tanto que até hoje as duas modalidades são administradas pela mesma entidade, a federação de bobsleigh, criada em 1923. O skeleton começou a adquirir forma após a introdução, em 1892, de um novo tipo de trenó, feito de metal e mais adaptável ao formato do corpo humano.
As competições acontecem em uma pista de gelo, geralmente construída artificialmente, em que os pilotos descem deitados de bruços sobre o trenó, que não possui freios. Por questões de segurança, os atletas devem utilizar capacete, traje com mangas e calças longas e sapatos com pregos, para evitar escorregões durante a corrida de largada (os cinquenta primeiros metros da pista).
Todas as pistas homologadas pela FIBT estão localizadas no hemisfério norte. Além dos Jogos Olímpicos, as principais competições são o Campeonato Mundial de FIBT, realizado anualmente (exceto em anos olímpicos) e a Copa do Mundo, realizada em várias etapas (atualmente oito) em cidades diferentes. A quantidade de descidas que cada piloto faz pode variar de duas a quatro, de acordo com a importância do evento. Em todas, entretanto, o piloto que obtiver o menor tempo total é o vencedor.
História
O uso de trenós para deslocamentos no gelo já era uma prática comum no Canada, na Noruega e nos Alpes desde o início do século XVIII, mas em todos esses lugares a finalidade era prática (diminuir tempo de deslocamento, transportar mercadorias etc.). A primeira pista para descidas de trenó foi construída em 1882 nos arredores da cidade de Davos na Suíça, por influências de