metrologia
APLICAÇÃO
O relógio comparador é um aparelho de grande precisão, podendo ser analógico ou digital. Um dos poucos instrumentos de medida analógicos que permitem a medição de grandezas lineares de forma direta (medindo diretamente a grandeza desejada) ou indireta (estabelecendo a diferença entre a grandeza desejada e outra conhecida). É dotado de uma escala e um ponteiro, ligados por mecanismos diversos a uma ponta de contato. Os relógios comparadores são muito utilizados para medir características geométricas específicas das peças, tais como cilindricidade, ovalização, conicidade e para alinhamentos diversos. Também podem ser utilizados de forma ampla para medição de peças associado a um padrão de comprimento.
Existem vários modelos de relógios comparadores. Os mais utilizados possuem resolução de 0,01 mm. Choques mecânicos, umidade, ambientes ácidos e temperaturas elevadas podem causar danos invisíveis a olho nu, mas causadores de elevados erros de medição. Qualquer dificuldade de avanço ou retorno do fuso indica a necessidade de manutenção e calibração.
LEITURA
Quando a ponta de contato sofre uma pressão e o ponteiro gira em sentido horário, a diferença é positiva. Isso significa que a peça apresenta maior dimensão que a estabelecida. Se o ponteiro girar em sentido anti-horário, a diferença será negativa, ou seja, a peça apresenta menor dimensão que a estabelecida.
Leitura Direta
Submetemos o instrumento a uma pré-carga, zeramos (girando o mostrador), movemos o fuso manualmente dando espaço para colocar o objeto a ser medido no eixo do instrumento e retornamos o fuso até que o contato com a peça o detenha. A dimensão é lida diretamente no mostrador, pela posição reletiva (deslocamento) do ponteiro principal e do contador.
Leitura Indireta
Zeramos o instrumento com um padrão cuja dimensão conhecemos e estabelecemos a diferença entre ela e a do objeto que estamos submetendo à medição.
Dimensão da peça = Dimensão do