Economia
a) Medidas de Tendência Central: É um valor central único que tenta descrever as características de um conjunto de dados identificando assim uma posição central neste conjunto. As mais comuns e mais utilizadas são a média (aritmética) que é a soma de todos os valores do grupo divida pelo número de dados. A mediana, que divide a distribuição dos dados ao meio, e a moda, que é o valor mais frequente dentro do conjunto de dados.
b) Medidas de Dispersão: Servem para avaliar o quanto os dados são semelhantes e qual é o grau de representação da média. Dois grupos podem ter as mesmas médias, mas serem muito diferentes na amplitude de variação de seus dados. As principais medidas são a amplitude total, que é a diferença entre o valor maior e o valor menor de um grupo de dados. A soma dos quadros, que é baseada na diferença entre cada valor e a média da distribuição. A variância que é a soma dos quadros dividida pelo n° de observações do grupo menos 1 e o desvio padrão que é expresso na mesma medida das variações.
c) Técnicas de amostragem probabilística: Esta amostragem segue leis estatísticas e permite a expressão da probabilidade matemática. Esta estatística confere mais confiabilidade aos resultados obtidos na medida em que cada elemento possua a mesma probabilidade, ou seja, diferente de zero. As amostras por probabilidade são amostras em que o componente é extraído da população de acordo com as probabilidades conhecidas.