sjfuhsgdfsd
639 palavras
3 páginas
1. A sociedade no século XIXCarlota Carlos, 8ºC (Maio’ 2010)
2. As alterações na sociedade
A revolução liberal de 1820 e a politica de desenvolvimento, iniciada pelos governos liberais, levou a uma nova organização social.
1. A nobreza e o clero perderam muitas das suas regalias, apesar de continuarem a possuir muitas terras.
2. A burguesia transformou-se no grupo social mais importante na sociedade portuguesa do século XIX. Aumentou a sua riqueza, com o comércio, a indústria e a actividade bancária.
3. O povo passou a ter perante a lei, os mesmo direitos e deveres que os outros grupos sociais.
O século da burguesia
O século XIX foi o século de ouro da burguesia. Era o grupo social mais importante da cidade. Os burgueses destacavam-se pela sua riqueza e pelos cargos e profissões que desempenhavam: industriais, banqueiros, comerciantes, militares, membros do Governo, professores, médicos, advogados e funcionários públicos. A alguns burgueses mais ricos, o rei concedeu-lhes títulos de nobreza: títulos de visconde, conde, barão.
Com o tempo, os burgueses desinteressavam-se pelos títulos e procuravam mostrar que as pessoas valiam pelo seu trabalho, inteligência e sucesso profissional e não por aquilo que herdavam. A alta burguesia habitava ricas e luxuosas moradias, rodeadas de jardins, situadas muitas vezes nos arredores da cidade. A classe média, grupo de burgueses menos endinheirados, habitava nos novos bairros em confortáveis andares.
A alimentação
A alimentação da burguesia e da nobreza era abundante e variada. Qualquer família burguesa ou aristocrata fazia quatro refeições por dia – o pequeno almoço, o almoço, o lanche e o jantar. Apreciavam muito os pratos de carne e os doces – compotas, pudins, bolachas. Nas pastelarias e cafés, eram os maiores consumidores de chá, café, refrescos e gelados.
O vestuário
O vestuário da alta burguesia e da nobreza era idêntico. Damas e Cavalheiros vestiam-se segundo a moda francesa e os grandes