sitios arquiologicos brasileiros
A maior concentração de sítios arqueológicos no Brasil encontra-se no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí. Com mais de setecentos sítios, o local é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU), patrimônio cultural da humanidade.
De todos os sítios da região, o mais antigo e importante é o Boqueirão da Pedra Furada, onde foram encontrados vestígios que, segundo alguns pesquisadores, indicam a presença humana no local há cerca de 50 mil anos.
Os sítios de Minas Gerais
A região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, é outro dos principais sítios arqueológicos do país. Ali foi encontrado o crânio de Luzia, o mais antigo fóssil humano encontrado nas Américas, com 11.500 anos, além de machados de pedra.
Luzia, fóssil humano mais antigo das Américas Luzia, o mais antigo fóssil das Américas
Reconstituição da cabeça de Luzia feita na Universidade de Manchester, Inglaterra, com a ajuda de tomografias computadorizadas. A reconstrução revela uma face de traços negróides, em contraste com a dos índios de características mongolóides encontradas por Cabral em 1500.
Também é antiga a presença humana no Vale do Peruaçu, no Alto São Francisco, em Minas Gerais. Pesquisas indicam que esse lugar começou a ser ocupado há aproximadamente 11 mil anos.
mapa sítios arqueológicos do Brasil
Mapa: Sítios Arqueológicos do Brasil
Amazônia e Ilha de Marajó
Pesquisas arqueológicas comprovam que a região amazônica já era habitada por povos caçadores-coletores há cerca de 12 mil anos. Por voltas de 2000 a.C., alguns desses povos descobriram a agricultura e a arte da cerâmica. Entre os anos 1000 a.C e 1000 d.C., surgiram ali sociedades mais complexas, com uma organização social hierárquica e um artesanato altamente desenvolvido. O centro de uma dessas sociedades parece ter se estabelecido nas proximidades da atual cidade de Santarém, no Pará.
Há cerca de 3 500 anos grupos de agricultores começaram a