SISVAM
Muller; Basso (2010) definem Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) como um instrumento baseado em estratégias de Vigilância Epidemiológica para obter dados de monitoramento do estado de nutrição e do consumo Alimentar da população que utilizam os serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse instrumento faz parte da diretriz de monitoramento da situação alimentar e nutricional da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).
O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) foi proposto em 1974 durante a formalização da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), na cidade de Roma, onde acontecia a Conferencia Mundial de alimentação (ALENCAR et al, 2008; PEDROSO, 2010).
De acordo com Alencar et al, (2008) o SISVAN tem como objetivo coletar, processar e analisar os dados relacionados à nutrição alimentar da população de forma contínua, e rápida. Através desses dados será possível montar um diagnostico nutricional, essa analise será utilizada na formulação das ações de intervenção e programas para as áreas selecionadas (BRASIL, 2008; BRASIL, 2009).
Local da pesquisa: Cidade de Antônio Dias, Minas Gerais
Dia: 27 de maio de 2014
Instrumento de coleta de dados: um questionário
Cuidados éticos: Conforme a Resolução nº 196 de 10 de outubro de 1996 a pesquisa norteou-se pelos cuidados éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) que dispõe sobre pesquisa com seres humanos (BRASIL, 1996).
Objetivos específicos
Os objetivos que nortearam a pesquisa foram enumerar as dificuldades enfrentadas para a implantação do SISVAN na cidade de Antonio Dias, descrever as responsabilidades do profissional coordenador, definir como é feito a descentralização das tarefas e identificar o perfil do público atendido.
Objetivo geral
Como objetivo geral pretendeu-se verificar se o responsável pelo SISVAN na cidade de Antonio Dias é um profissional nutricionista.