SISTUR
Sistema: é um conjunto de elementos diferentes com atributos e funções especiais que podem interagir entre eles e com ambiente externo, em forma organizada (naturalmente ou através de meios artificiais).
SISTUR: é um modelo referencial teórico para compreensão da estrutura e dinâmica da atividade turística. É dividido em três grandes conjuntos: Organização estrutural; Relações ambientais e Ações operacionais.
Ao estudar o sistema de Turismo há de se levar em consideração os aspectos ecológicos, econômicos, sociais e culturais, constituindo-se cada um desses em subsistemas que podem ser agrupados no que BENI(2000) chama de Conjunto das Relações Ambientais do SISTUR, do qual fazem parte os seguintes subsistemas: Ecológico, Social, Econômico e Cultural.
O Subsistema Ecológico neste subsistema é possível ter contato direto com a natureza. Levando em consideração fatores como: espaço turístico natural e urbano e seu planejamento territorial; atrativos turísticos e consequências do turismo sobre o meio ambiente; preservação da fauna, flora e paisagens, compreendendo todas as funções, variáveis e regras de cada um destes fatores.
• Impactos positivos: preservação e conservação de áreas naturais (SNUC); recuperação psicofísica dos indivíduos resultantes do contato com a natureza; utilização racional do espaço e valorização do convívio com a natureza.
• Impactos negativos: poluição do ar e das águas; destruição da paisagem natural; destruição da fauna e da flora.
O Subsistema Social estuda as implicações psicossociais do fenômeno turístico sobre as comunidades.
• Impactos positivos: geração de emprego e renda para a população local; conhecimento de outras culturas; novos relacionamentos.
• Impactos negativos: estímulo de hábitos de consumo; aumento da prostituição; neocolonialismo do turista com a população local.
O Subsistema Econômico é de fundamental importância uma vez que analisa a distribuição e circulação de renda gerada