Sistur: Rio das Ostras
Resumo: Esse trabalho apresenta uma análise do sistema de Turismo da cidade de Rio das Ostras, localizada na Costa do Sol, que podemos identificar a partir de pesquisas e trabalho de campo. O trabalho tem como objetivo identificar certos problemas e oferecer uma proposta de mudança para que a cidade possa evoluir com o Turismo e minimizar impactos negativos. Palavras Chaves: Rio das Ostras, Sistur, Análise de Turismo
Introdução
O município de Rio das Ostras está localizado no estado do Rio de Janeiro , é uma das cidades que fazem parte da região chamada Costa do Sol, conhecida também como Região dos Lagos, com uma área territorial de 229,5 Km² de extensão, fazendo fronteira com os munícipios de Macaé e Casimiro de Abreu.
Com cerca de 70 hotéis e pousadas oferecendo mais de 3.300 leitos, a cidade é dotada de belas 15 praias, as mais conhecidas são a Praia da Tartaruga, Praia do Centro, Praia do Bosque e Costa Azul que são ótimas para a prática de esportes radicais, como o surfe e para lazer e crianças. Quatro ilhas também compõe a beleza natural da cidade, sendo elas a Ilha dos Trinta Réis, a Ilha dos Quinze Réis, a ilha das pombas que é mais conhecida como Ilha do Coqueiro, e a Ilha do Costa. A Praça da Baleia é um dos locais mais visitados no município. O resultado do Censo 2010, realizado pelo IBGE, indica 105.676 habitantes em Rio das Ostras, porém no site atualizado da cidade consta que o município tem certca de 115 mil habitantes. A cidade cresceu absurdamente nos últimos anos e dentro do estado do Estado do Rio foi a cidade com o maior índice de crescimento populacional, cerca de 11% ao ano .
Rio das Ostras tem como uma de suas prioridades investimentos em infraestrutura e saneamento básico, sendo considerado modelo em iniciativas permanentes de programas e projetos de geração de emprego e renda.
As principais atividades econômicas na cidade são o turismo, a colheita do feijão, a pesca, o