Sistematica de Importacao e Exportacao
1) Barreiras no Comércio Internacional:
Antes de dar início a exportação deve-se analisar quais as barreiras ou dificuldades que podem ser encontradas, pois muitas vezes são adotadas medidas protecionistas nos países importadores.
- Barreiras à exportação
Barreiras tarifárias, impostos de importação, medida adotada para diminuir as importações:
Ad valorem: há um percentual de imposto sobre o valor do produto (IPI), Esta taxa pode ser usada por transportadoras para agregar seguro na mercadoria que não está assegurada quando não está em tráfego. Neste caso, o ad valorem é calculado em cima do valor da carga. A sua forma de cobrança é determinada quanto ao peso ou volume da carga a ser transportada. É um imposto agregado pelas transportadoras.
Específica: Não é cobrado sobre um percentual em uma base de cálculo, é imposto com valor fixo, independente do preço da mercadoria ou serviço (IPI no caso de bebidas).
Escalada tarifária: quanto mais industrializado o produto maior a alíquota de importação, portanto é uma barreira que prejudica os exportadores, uma vez que esse métodos estimula a indústria interna, estimulado apenas a importação de matérias primas, e a indústria interna produz o bem final, isso gera empregos, e o país exportador fica condenado a exportar apenas matéria-prima e importar o produto acabado. A tarifa de importação é mais elevada em relação à tarifa de exportação da MP.
Barreiras não-tarifárias:
Administrativa: existência de cotas para exportação e exigência de documentos
Sanitária: medidas adotadas em relação a comida
Cambial: país impõe prazos mínimos de pagamento
Técnica: leva em consideração técnicas adotadas no processo de criação e fabricação do produto, ex: INMETRO.
Ambiental: no processo de exportação é relevante o quanto de natureza atingida na fabricação de um produto, ou a na criação do animal, por ex
Social: leva em conta o trabalho escravo ou infantil.
DUMPING: uma