sistemas
O livro de Rubem Alves propõe um ensino bastante distinto do que estudamos e do que estamos acostumados a ver na maioria das escolas brasileiras. Ele mostra a experiência da Escola da Ponte de Portugal e de um ensino que está para além da escola, da sala de aula, do professor, do aluno... É um ensino para a vida... Assim sendo, na sequência, propõe-se algumas questões sobre essa realidade e sobre a leitura realizada por você.
Espera-se que as lições e experiências trazidas por Rubem Alves possam contribuir ainda mais para a sua formação de educador.
Questões:
1) “...a mais extraordinária, cintilante e desafiadora lição que porventura, devemos `a Escola da Ponte refere-se à reformulação dos papéis do ”professor” e do “aluno”, como membros de uma comunidade educativa.” Comente sobre o papel do professor e do aluno na Escola da Ponte. (1,0) NA ESCOLA DA PONTE OS ALUNOS TEM LIBERDADE PARA TRABALHAREM COMO ELES ACHAM QUE É INTERESSANTE, DESENVOLVENDO PESQUISAS DE SEUS INTERESSES. O PROFESSOR ACABA DESEMPENHANDO O PAPEL DE ORIENTADORES, MOSTRANDO O NORTE PARA QUE TAIS TRABALHOS TENHAM SUCESSO.
2) É frequente, em nossas escolas, ouvirmos reclamações sobre o comportamento dos alunos. Alguns dizem: “eles estão cada vez piores, qualquer dia serei espancada por um...” Vimos no livro como a Escola da Ponte trata a questão da indisciplina. Assim sendo, faça um