Sistemas
PLANO DE AÇÃO 2
Nome: Vanyse Cavalcanti de Andrade
Regional: Serrana I
Tutor: Maria Elizabete de Lima Fernandes Borges
INTRODUÇÃO
Este plano de trabalho tem com objetivo motivar o estudo de Sistemas Lineares. A aprendizagem deste conteúdo torna-se prazerosa à medida que o estudante começa relacioná-lo a fatos que pertencem a sua vida e a conteúdos já estudados.
Podemos encontrar aplicações deste assunto em nosso dia a dia. Observarmos algumas atividades e exemplos concretos a abordagem deste tema que visa facilitar a vida do ser humano.
Vimos que a partir de uma determinada situação, podemos traduzir esse problema para uma linguagem algébrica na forma de sistemas lineares. Dessa forma podemos aplicar a Regra de Cramer para solucionar os problemas.
Assim, o aluno deve vivenciar algumas situações que envolvem problemas que utilizem Sistemas Lineares. Este é um assunto de suma importância já que poderá ser utilizado durante toda a vida.
DESENVOLVIMENTO DA(S) AULA(S)
Atividade1-Sistemas Lineares – Introdução.
Material Necessário: Folha, lápis/caneta.
Descrição Sucinta: Esta atividade propõe o estudo inicial de sistemas.
Divisão da Turma: A turma pode ser dividida em duplas de alunos.
Tempo Estimado: 50 minutos
Iniciamos com a explicação do que seria uma equação linear, seguido da verificação da solução de uma equação linear.
Equação Linear
É toda equação que possui variáveis e apresenta na seguinte forma a11 x1 + a12 x2 + a13 x3 + ... + a1n xn = b1 em que a1, a2, a3, ....., são os coeficientes reais e o termo independente e representado pelo número real b.
x1, x2, ..., xn são as incógnitas; a11, a12, ...,a1n são os coeficientes (reais ou complexos); b1 é o termo independente (número real ou complexo).
Exemplos de equações lineares:
1. 4 x + 3 y - 2 z = 0
2. 2 x - 3 y + 0 z - w = -3
3. x1 - 2 x2 + 5 x3 = 1
4. 4i x + 3 y - 2 z = 2-5i