sistemas
A Teoria dos Sistemas foi desenvolvida pelo alemão
Ludwing Von Bertalanffy, biólogo e filósofo, que nasceu em Viena em 19/09/1901. Bertalanffy foi reconhecido no mundo inteiro como o pioneiro em defender a visão organística na biologia e o papel da simbologia na interpretação da experiência humana.
No ano de 1949 foi para o Canadá, onde trabalhou sobre o metabolismo, crescimento e biofísico. Em
1960 foi nomeado professor Biologia Teórica do departamento e Psicologia, em uma Universidade no
Canadá. Mesmo após sua aposentadoria, tornou-se professor da faculdade de Ciências Sociais de Nova
York. E em junho de 1972, ele sofreu um derrame e morreu poucos dias depois, em 12 de junho de 1972 com 71 anos.
A teoria de sistemas, cujos primeiros enunciados datam de 1925, foi proposta em 1937 tendo alcançado o seu auge de divulgação na década de 50. Teoria Geral de Sistemas (TGS) surgiu como uma teoria dos sistemas biológicos, economicos ou mecanicos. Ludwing Von Bertalanffy abordou questões científicas e empíricas ou pragmáticas dos sistemas. O foco de seus esforços estava na produção de conceitos que permitissem criar condições de aplicações na realidade empírica e pragmática, sob a óptica das questões científicas dos sistemas. Muito rapidamente houve uma preocupação de integrar as premissas da TGS nas várias ciências naturais e sociais. Como resultado, a teoria tornou-se um gênero mais amplo de estudar os campos não-físicos do conhecimento científico, especialmente as Ciências Sociais.
A necessidade de se encontrar novos meios para realizar tarefas faz surgir novas profissões voltadas ao “enfoque sistemático”, com o objetivo de não somente realizar a tarefa pretendida, mas a realizar com o máximo de eficiência e menor custos possíveis.
A teoria de sistemas penetrou rapidamente na teoria administrativa por duas razões
(CHIAVENATO, 1993):
A necessidade de integração maior das teorias que precederam.
A tecnologia da