Sistemas
R: a desvantagem é o tempo de espera, pois os processos de alta prioridade podem ser executados indefinidamente e o escalonador pode diminuir a prioridade do processo corrente, através do chaveamento entre processos.
2) Suponha que, durante a execução de um processo, seja feita uma solicitação de leitura do disco. Nesse caso, quais são os estados que o processo percorre até retomar o processador, após ser atendido na requisição feita? Se achar mais fácil, você pode ilustrar os passos, mas lembre-se de deixar as explicações registradas.
R: execução, bloqueado e pronto
O processo está ocupando a CPU e sendo executado, é bloqueado, está executando mais fica aguardando um recurso que ainda não está disponível e pronto, quando todos os processos necessários para a execução estão disponíveis, só aguardando entrar em execução até sua vez chegar.
3) Dado um sistema que roda processos interativos de diversos usuários, qual deveria ser o valor do quantum para esse sistema? Justifique sua resposta, fundamentando-se na teoria estudada.
R: Um quantum deve ser longo o suficiente para atender aos processos interativos.
Se for muito grande o tempo necessário para concluir uma tarefa será muito grande e se for muito pequeno diminui a eficiência da CPU.
4) Além das vantagens na utilização de processos-filhos, quais seriam os riscos? Justifique.
R: O risco é que os subprocessos podem criar outros processos filhos em uma estrutura hierárquica, fazendo com que todos os filhos de um processo pai sejam destruídos, caso o processo pai deixe de existir.
5) Considerando a tabela a seguir, escolha a alternativa que indica a sequência correta na seleção dos processos em função do tempo de CPU, utilizando o escalonamento FIFO.
R: e 9, 3, 6
6) Considerando a tabela a seguir, escolha a alternativa que indica corretamente a sequência de