Sistemas taticos do basquetebol
De
Educação física
Nome: Laís Lourenço Silva N° 20
Sala: 2°C
Prof° : Cristina
Cruzeiro – SP
2013-03-13
Trabalho
De
Educação física
Nome: Tamires Oliveira N° 34
Sala: 2°C
Prof° : Cristina
Cruzeiro – SP
2013-03-13
Trabalho
De
Educação física
Nome: Ricardo Wesley N° 31
Sala: 2°C
Prof° : Cristina
Cruzeiro – SP
2013-03-13
SISTEMA TÁTICO DEFENSIVO: MARCAÇÃO POR ZONA 2 X 1 X 2
Quando os defensores de uma equipe deslocam-se de acordo com a movimentação da bola para guardar a zona da quadra pela qual são responsáveis, dizemos que o sistema empregado é o de marcação por zona. Observe.
Neste sistema de defesa é necessário que cada atleta marque o adversário que está com a bola em sua zona. É necessário, ainda, que se desloque para auxiliar seus companheiros a cobrir melhor suas zonas, seguindo os movimentos da bola e dos atacantes adversários.
No sistema de marcação por zona:
* Os alas são responsáveis pelo círculo da área de lance livre e suas imediações; * O pivô guarda a zona mais importante da defesa, ou seja, as partes centrais da área restritiva (garrafão). Nessa zona, ele luta pelos rebotes e impede a penetração dos adversários. * Os guardas auxiliam o pivô na luta pelos rebotes e impedem as penetrações junto à tabela. Sua zona de defesa está compreendida numa linha imaginária, entre o meio da área restritiva e a lina de fundo, estendendo-se até as linhas laterais.
SISTEMA TÁTICO OFENSIVO CONTRA A MARCAÇÃO POR ZONA 2 X 1 X 2
No sistema ofensivo contra a marcação por zona, os jogadores são distribuídos na quadra no sentido de explorar os espaços vazios existentes neste sistema de marcação. Observe:
Note que o jogador atacante número 5 é o armador. Ele procura se colocar entre os alas defensivos para confundi-los e fazer com que um ou dois venham marcá-lo. Assim, pode fazer o passe a um companheiro livre, na zona desguarnecida.
Por sua vez, o pivô atacante, jogador