Sistemas Psicologicos
2) Platão defendia a ideia de que a razão tinha um lugar definido em nosso corpo e que esse lugar era a cabeça. Ele acreditava que a alma era separada do corpo e, assim, achava que o elemento de ligação entre esses dois era a medula. Já Aristóteles, sendo discípulo de Platão, o contestou dizendo que a alma e corpo não poderiam ser separados e que os dois formavam a totalidade do homem. Ele partia do pressuposto de que tudo aquilo que cresce, se reproduz e se alimenta possuía sua alma.
3) Santo Agostinho, como Platão, também tinha a ideia de alma separada do corpo, mas, para ele, a alma além de ser sede da razão, era uma manifestação divina no homem. São Tomás de Aquino, já considerava que o ser humano buscava a perfeição por meio de sua existência, porem afirmava que somente Deus seria capaz de reunir a essência e a existência, em termos de igualdade.
4) René Descartes impõe a separação entre corpo e mente, afirmando que o homem possui uma substância material e uma pensante, onde o corpo, desprovido do espirito, é apenas uma maquina. Se torna possível o estudo do corpo humano morto.
5) .....
1) Wundt percebeu que a mente era incapaz de responder a mais de um estimulo simultaneamente observando alguns problemas astronômicos. Desenvolveu um instrumento para ‘medir a mente’ que foi feito a partir de um relógio de pêndulo e que apresentava um estimulo auditivo e um visual.
2) Wundt acreditava que para compreender os processos mentais superiores, como a aprendizagem e a memoria, era preciso usar somente da observação. acabou criando a Psicologia Cultural, que tratava de várias