Sistemas Operacional
1) O que é concorrência e como este conceito está presente nos sistemas operacionais multiprogramáveis?
R: A possibilidade do processador executar instruções ao mesmo tempo que outras operações, como, por exemplo, operações de E/S, permite que diversas tarefas sejam executadas concorrentemente pelo sistema. O conceito de concorrência é o princípio básico para o projeto e a implementação dos sistemas multiprogramáveis.
2) Por que o mecanismo de interrupção é fundamental para a implementação da multiprogramação?
R: É em função desse mecanismo que o sistema operacional sincroniza a execução de todas as suas rotinas e dos programas dos usuários, além de controlar dispositivos, ela é sempre gerada por algum evento externo ao programa.
3) Explique o mecanismo de funcionamento das interrupções.
R: Ela é sempre gerada por algum evento externo ao programa e ela independe da instrução que está sendo executada. Um exemplo de interrupção ocorre quando um dispositivo avisa ao processador que alguma operação de E/S está completa. Neste caso, o processador deve interromper o programa para tratar o término da operação.
4) O que são eventos síncronos e assíncronos? Como estes eventos estão relacionados ao mecanismo de interrupção e exceção?
R: Evento síncrono quando é resultado direto da execução do programa corrente. Eventos assíncronos não relacionados à instrução do programa corrente. A diferença fundamental entre exceção e interrupção é que a primeira é gerada por um evento síncrono, enquanto a segunda é gerada por eventos assíncronos.
5) Dê exemplos de eventos associados ao mecanismo de exceção.
R: Pressionar alguma tecla do teclado, clique do mouse, movimento do mouse entre outros.
6) Qual a vantagem da E/S controlada por interrupção comparada com a técnica de spooling?
R: A operação de E/S controlada por interrupção é muito mais eficiente que a controlada por programa, já que elimina a necessidade de o