Sistemas operacionais
1- Um computador sem SO teria suas funções manipuladas por pront de comando, ou seja por testos. A principal função do SO e fazer a comunicação e tradução da solicitação do usuário fez no software com o hardware, através de uma interface que se torna intuitivo essa comunicação, ele também tem a função de gerenciar a memória da máquina entre outras funções de gerenciamento do hardware.
2- Máquina virtual é o nome dado a uma máquina, implementada através de software, no qual podemos criar diversas máquinas virtuais independentes e isoladas, onde cada máquina oferece um cópia virtual do hardware, incluindo modos de acesso, interrupções, dispositivos de E/S, etc. e seu próprio SO como se fosse um computador real, mas utilizando dos mesmos recursos de hardware da máquina real na qual foi instalada. O sistema operacional é considerado uma máquina de níveis porque está presente no processo dos dispositivos físicos, programas, compiladores, editores e aplicativos.
3- O sistema operacional é considerado uma máquina de níveis porque está presente no processo dos dispositivos físicos, programas, compiladores, editores e aplicativos.
4- São eles;
SO de Computadores Pessoais;
SO de Computadores de Grande Porte;
SO de Servidores;
SO de Tempo Real;
SO de Embarcados;
SO de Cartões Inteligentes;
5- Porque em sistemas monoprogramáveis somente é possível a execução de um programa por vez. Como um programa não utiliza todos os recursos do sistema totalmente ao longo da sua execução, existe ociosidade e, consequentemente, subutilização de alguns recursos.
6- Os sistemas monoprogramáveis se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa. Nos sistemas multiprogramáveis ou multitarefa, os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações. Enquanto em sistemas monoprogramáveis existe apenas um programa