sistemas operacionais
ASSUNTO: HISTÓRIA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS
MANAUS
2014
ALUNO: FRANCISCO ANDRADE PROFESSOR: RICARDO TURMA SINF. TURNO: NOTURNO
ASSUNTO: HISTÓRIA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS
MANAUS
2014
INTRODUÇÃO
Programas computacionais (ou software) constituem o elo entre o aparato eletrônico (ou hardware) e o ser humano. Tal elo se faz necessário dada a discrepância entre o tipo de informação manipulada pelo homem e pela máquina. A máquina opera com cadeias de códigos binários enquanto o homem opera com estruturas mais abstratas como conjuntos, arquivos, algoritmos.
Programas computacionais podem ser classificados em dois grandes grupos: Software de sistema, que manipulam a operação do computador.
Programas aplicativos, que resolvem problemas para o usuário.
O mais importante dos softwares de sistema é o sistema operacional, que controla todos os recursos do computador e proporciona a base de sustentação para a execução de programas aplicativos.
A história dos sistemas operacionais
Sistemas operacionais primitivos
Primeiramente, vamos tratar sobre a gênese dos sistemas operacionais, abordando a forma como eram desenvolvidos nas décadas de cinqüenta, sessenta e setenta.
Máquinas que não usavam SO
A primeira geração da computação moderna (1945-1955) não trabalhava com o conceito de sistema operacional propriamente dito, visto que as operações eram setadas através de hardware. Por exemplo, chaves, quilômetros de fios e luzes de aviso, como na foto abaixo do Eniac.
Nesse período, era muito comum que a mesma pessoa projetasse,programasse e utilizasse os computadores. A principal implicação desta abordagem é