Campanha política Collor segundo turno
Agora chegou a hora de confirmar, o Brasil já decidiu que vai mudar é a vez do povo anunciar o Brasil novo que vai chegar
Collor, Collor, Collor…colorir a gente quer de novo
Trajetória política:
O candidato Collor, ex-governador de Alagoas, ganhou notoriedade por lutar contra corrupção no seu Estado. Fundou o seu próprio partido, o Partido da Reconstrução Nacional –PRN, e conseguiu terminar o primeiro turno em primeiro lugar. Collor era claramente um candidato à direita do espectro político, mas que não se identificava como tal. Ao contrário, preferia se apresentar como alguém que não fazia parte da política tradicional e que poderia lutar contra a corrupção e levar o Brasil ao chamado, Primeiro Mundo.
Análise das campanhas eleitorais:
A campanha eleitoral de 1989 de Fernando Collor de Mello foi a primeira a utilizar-se do marketing para promover sua candidatura.
Collor foi capaz de moldar sua imagem de forma a ir ao encontro daquilo que as pessoas queriam e de se manifestar de forma contrária àquilo que as pessoas não mais desejavam. As pesquisas foram feitas ao longo de toda a campanha proporcionando ao candidato e sua equipe uma idéia bastante próxima daquilo que as pessoas queriam e as mudanças nas suas preferências e percepções.
A campanha política desenvolvida pela equipe do candidato Collor de Mello baseou-se na utilização de uma vasta coleção de ferramentas e métodos de pesquisa de opinião e de análise de dados e informações. Estas lhe permitiram elaborar as estratégias mais adequadas que se mostraram eficazes ao final das eleições Ao falar o que as pessoas desejavam ouvir de uma líder político, o candidato Fernando Collor conseguia se comunicar eficazmente com a população angariando simpatizantes e novos eleitores. Os brasileiros, por sua vez, perceberam que Collor tinha um perfil de líder capaz de resolver os problemas do Brasil.
A campanha de Fernando Collor também contava com um importante instrumento de diferenciação que era o