Sistemas operacionais
Monotarefa
Multitarefas
Múltiplos processamento
Aluno: André Alexandre
Turma: 1RED-13.2N
Sistemas Monotarefas.
Em computação, chama-se monotarefa um sistema operacional que permite a realização de apenas uma tarefa de cada vez. Um dos mais famosos sistemas operacionais monotarefa é o MS-DOS, um dos primeiros sistemas operacionais para computadores pessoais.
O programa "monotarefa" exigia que o trabalho fosse salvo e fechado para que fosse aberto um novo projeto. O MS-DOS em seus primórdios utilizava monotarefa, porém, foi liberado a utilização em multitarefa.
Área de trabalho do MS-DOS.
Atualmente, a grande maioria dos sistemas operacionais são de tipo multitarefa, onde o tempo de processamento é repartido entre as diversas tarefas, dando a impressão ao usuário que elas são executadas simultaneamente.
Sistemas Multitarefas
História
O primeiro sistema informatizado a usar multitarefa foi o britânico LEO III, completado 1961. A multitarefa preemptiva foi implementada nas versões iniciais do Unix em 1969, e é o padrão no Unix e em sistemas operacionais similares, incluindo Linux, Solaris e BSD em suas variações.
Área de Trabalho do Unix
Pode parecer, actualmente, difícil de imaginar um computador monotarefa, i.e., que apenas permita utilizar uma aplicação mas, de facto, houve um percurso histórico notável até se atingir o nível actual de paralelização de processos. Com efeito, os primeiros computadores apenas permitiam executar uma única tarefa de cada vez. O Apple DOS é um excelente exemplo disso, já que foi dos primeiros sistemas operativos para computadores pessoais.
O primeiro passo para a multitarefa no MS-DOS foi a criação dos TSR's (Terminate and Stay Resident), pequenos programas que permaneciam em memória enquanto se executava outro programa, e que podiam instalar rotinas de tratamento de interrupções para serem ativados posteriormente. Ou seja, estando o