Sistemas Operacionais
Maximizar o número de processos na memória, permitir a execução de programas maiores que a memóriafísica, compartilhamento de dados na memória e proteção da memória utilizada por cada processo e pelo sistema operacional.
2. Qual a diferença entre fragmentação interna e externa da memória principal?Fragmentação interna ocorre em espaços livres e contíguos na memória principal que são pré-alocados por processos, não possibilitando, portanto, o uso por outros processos. Fragmentação externa ocorreem espaços livres e contínuos, porém tão pequenos que não possibilitam a alocação de programas por processos.
3. Qual a limitação da alocação particionada estática absoluta em relação a alocaçãoestática relocável?
A grande diferença entre a alocação particionada estática absoluta e a alocação estática relocável é o local na memória principal onde programa é carregado. Na alocação absoluta, umprograma pode apenas ser carregado a partir de um único endereço, consequentemente em uma única partição. Na alocação relocável, um programa pode ser carregado a partir de qualquer endereço oupartição.
4. Considerando as estratégias para escolha da partição dinamicamente, conceitue as estratégias best-fit e worst-fit especificando prós e contras de cada uma.
Ver item 9.5.3.
5. O que éswapping e para que é utilizada esta técnica?
A técnica de swapping foi introduzida para contornar o problema da insuficiência de memória principal. Essa técnica é aplicada à gerência de memória paraprogramas que esperam por memória livre para serem executados. Nesta situação, o sistema escolhe um processo residente, que é transferido da memória principal para a memória secundária (swap out),geralmente disco. Posteriormente, o processo é carregado de volta da memória secundária para a memória principal (swap in) e pode continuar sua execução como se nada tivesse ocorrido.