sistemas operacionais
Semelhanças
É difícil enumerar as semelhanças porque são poucas e superficiais, mas vamos tentar:
Ambos os sistemas usam o conceito de área de trabalho;
Ambos usam um sistema de utilização por mais de uma pessoa (multiusuário), pelo menos a partir do Windows 2000®;
Ambos utilizam interfaces gráficas, ícones e cliques para acesso a programas, pastas e arquivos;
Ambos acessam à Internet de diversas maneiras.
Programas populares, como navegadores de Internet (Firefox, Opera, Google Chromium), aplicativos de escritório (OpenOffice.org, BrOffice.org), bancos de dados (MySQL, PostgreSQL), comunicadores instantâneos (Skype, Pidgin), entre muitos outros estão disponíveis para ambos.
Diferenças
Aqui seria difícil enumerar porque são muitas e profundas:
No Ubuntu você pode configurar entre 1 e 64 áreas de trabalho distintas. Se você ainda não entendeu para quê isso serve, quando entender, não vai querer menos do que duas.
O Ubuntu (como todo software livre) é desenvolvido voluntariamente, de maneira colaborativa, por milhares de pessoas do mundo todo, enquanto o Windows® é desenvolvido por uma empresa privada cujos desenvolvedores são pagos e em número muito menor.
O Ubuntu é um conjunto de softwares, a maioria livre, ou seja, o código da maioria dos programas incluídos na distribuição pode ser lido, alterado, copiado e distribuído a terceiros por qualquer pessoa que queira se aprofundar e aprender com eles. O Windows® é um conjunto de softwares proprietários, cuja posse e execução são limitadas por cláusulas contratuais e