Sistemas Operacionais
2.1 Administrador de Sistemas
2.1.1 Qual deve ser a formação de um administrador de Sistemas?
A formação deste profissional, será determinada, no foco do mercado que este deseja participar. Um exemplo pode ser dito como o administrador de sistemas de REDE:
Este profissional almeja manter e supervisionar um ambiente de rede entre computadores, servidores e outros equipamentos, assim como manter a segurança tanto lógica quanto física dos mesmos, mantendo a integridade dos sistemas operacionais.
O curso de sistemas de informação auxilia no desenvolvimento das habilidades do administrador. Contendo áreas de instrução variadas, o futuro ADM poderá entender como um ambiente com setores mistos se interligam entre si (Banco de Dados se comunicam com os setores através da rede, os usuários que acessam suas contas nas Workstation, etc).
2.1.2 Quais as funções exercidas por este profissional e em que consiste cada uma delas?
As funções de um administrador de sistemas é bem abrangente, e varia muito de uma organização para outra. Administradores de Sistemas usualmente são encarregados de instalar, suportar, e manter servidores e outros sistemas, e planejar para responder a indisponibilidades de serviços e outros problemas. Outras tarefas incluem programação de scripts ou programas pequenos, gerenciamento de projetos para projetos relacionados a sistemas, supervisionar ou treinar técnicos de operação e de apoio, e consultoria para problemas de sistemas, além do conhecimento do técnico de apoio ao usuário ou suporte de primeiro nível.
Um administrador de sistemas deve demonstrar tanto competência técnica quanto responsabilidade. Elaborar padrões e procedimentos em relatórios gerenciais. Realizar a tradução de documentos (inglês / português) e fazer a gestão de banco de dados. Gerar atividades correlacionadas à área de TI, especificação de sistemas, estimativas, análises de riscos e impactos em um projeto.
2.1.3