Sistemas operacionais
1. O que é um arquivo?
R: é uma sequência de informações binárias, ou seja, uma sequência de 0 e 1. Este arquivo pode ser armazenado para guardar um vestígio destas informações. Um arquivo texto é um arquivo composto de caracteres armazenados sob a forma de Bytes.
2. Quais as vantagens/desvantagens de cada método de alocação?
R: Existem três métodos principais de alocação : contígua: exige que cada arquivo ocupe um conjunto de setores contíguos no disco. Encadeada: cada arquivo corresponde a uma lista encadeada de blocos, estando os mesmos em qualquer local do disco. indexada: é capaz de resolver o problema do crescimento dos arquivos ao mesmo tempo que permite o acesso relativo..
3. Como proteger o acesso a um arquivo?
R: Quando a informação é mantida em um computador, ela deve ser protegida contra danos físicos (confiabilidade) e acesso indevido (proteção).
4. Por que é tão difícil recuperar um arquivo apagado no Linux?
R: evido à forma que foi feito armazenamento de arquivos nesses discos
5. Qual a finalidade das rotinas de E/S?
R: Tornar as operações de E/S o mais simples possível para o usuário e suas aplicações. Com isso, épossível ao usuário realizar operações de E/S sem se preocupar com detalhes do dispositivo que está sendo acessado.
6. Quais as principais funções de um subsistema de E/S
R:O subsistema de entrada e saída é responsável por realizar as funções comuns a todos os tipos de dispositivos, ficando os aspectos específicos de cada periférico comoresponsabilidade do device drivers. Dessa forma, o subsistema de E/S é a parte do sistema operacional que oferece uma interface uniforme com as camadas superiores.
7. O que são device drivers?
R: é o comando de um dispositivo ou programa. É a forma a partir da qual uma unidade periférica cria uma interface com o sistema operacional para se conectar com o dispositivo do hardware.
8. O que é DMA?
R: é uma abreviação de “DirectMemoryAccess”, permite que os periféricos