Sistemas operacionais
Sistemas Operacionais
São Paulo – 2012
Tipos de Sistemas Operacionais
Os Sistemas Operacionais podem ser assim classificados:
SISTEMAS
OPERACIONAIS
SISTEMAS COM MÚLTIPLOS PROCESSADORES
MONOPROGRAMÁVEIS/ MONOTAREFA
MULTIPROGRAMÁVEIS/ MULTITAREFA
Tipos de processamento: Comunicação entre UCF’s BATCH e compartilhamento de memória TIME-SHARING principal e dispositivos de E/S. REAL-TIME
FORTEMENTE
ACOPLADOS FRACAMENTE ACOPLADOS
SIMÉTRICOS SISTEMAS ASSIMÉTRICOS OPERACIONAIS DE REDE SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Do ponto de vista do número de usuários:
Monousuário: apenas um e só um usuário trabalha de cada vez. Ex.: DOS, Windows 95 e Windows NT.
Multiusuário: permite o uso da máquina por vários usuários ao mesmo tempo, ou seja, cada usuário pode executar um ou mais programas simultaneamente. Ex.: Unix e o OpenVMS.
Convém alertar que o Windows NT, embora seja considerado frequentemente um sistema multiusuário, é conceitualmente classificado como monousuário, já que seus usuários, em rede, não têm acesso aos recursos do servidor (a não ser em aplicações específicas de cliente-servidor).
Do ponto de vista da forma de execução:
Sistema monoprogramado ou monotarefa: Processador, memória principal e dispositivos de E/S (periféricos) ficam dedicados a um único usuário/programa.
Sistema multiprogramado ou multitarefa: Os recursos da máquina são alocados de modo dinâmico entre o número de programas ativos de acordo com o nível de prioridade ou o estágio de execução de cada um dos programas. O sistema operacional gerencia o acesso concorrente aos seus diversos recursos, de forma ordenada e