Sistemas operacionais
Temática: Sistemas Operacionais
Um sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário. É comum utilizar-se a abreviatura SO (em português) ou OS (do inglês Operating
System).
Qualquer computador de mesa ou portátil comprado em dias atuais normalmente já vem com o Sistema Operacional Windows instalado. Já os computadores Macintosh rodam o sistema operacional OS X. Muitos servidores corporativos utilizam os sistemas operacionais Linux ou UNIX. O sistema operacional (SO) é a primeira coisa que o computador carrega em sua memória. Sem um sistema desse tipo, o computador se torna inútil, pois o ser humano não pode interagir com a máquina.
O objetivo de um sistema operacional é organizar e controlar o hardware e o software para que o dispositivo funcione de maneira flexível e previsível.
Também promove a forma mais prática para o usuário interagir com o computador. Mas nesta aula veremos somente os sistemas Operacionais
Windows e Linux.
Windows é um Sistema Operacional Multitarefa (capaz de executar mais de um programa ao mesmo tempo). Sua principal característica é a forma como se apresenta. É fácil aprendê-lo, porque sua interface gráfica é semelhante em todos os aplicativos.
Ao ligar seu microcomputador o Windows será carregado automaticamente.
No Windows você pode trabalhar diversos aplicativos abertos ao mesmo tempo. A capacidade de comutar entre tarefas concorrentes é chamada multitarefa. Pressionando as teclas Alt e Tab, simultaneamente, surgirá a janela de troca de tarefas. Devemos continuar pressionando a tecla Tab e mantendo a tecla Alt sempre apertada até ver o nome do programa que deseja ativar ser mostrado. Quando isso acontecer, basta soltar as teclas e a tarefa escolhida será ativada.
INFORMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
O que é Linux?
O Linux é um sistema operacional que adota a filosofia GPL, uma licença livre, o que significa,