Sistemas Operacionais
Questões referente a Gerenciamento Parte 2
16. Explique as diferenças entre as duas soluções de implementação de diretórios adotadas para entradas (nomes) de tamanho variados.
Na primeira solução o cabeçalho tem um tamanho fixo onde ficam o nome do proprietário, horário de criação proteção e outros atributos e essas estruturas são seguidas pelo nome do arquivo que é de tamanho indeterminado finalizado por um caractere especial, a grande desvantagem e a lacuna de tamanho variado no diretório que pode impedir a entrada de um novo arquivo.
A segunda solução os nomes dos arquivos são juntados em uma área temporária (heap) no final do diretório e no cabeçalho há apontadores para o inicio do nome essa segunda solução é bem mais vantajosa pois não há lacunas e sempre caberá um novo arquivo e também não é necessário completar os nomes com caracteres especiais.
17. Quais as principais estruturas de entradas em diretórios empregadas em sistemas operacionais CPM, UNIX e Windows?
No CPM somente existe um diretório com todos os arquivos, e cada entrada possui o numero dos blocos no disco na estrutura há o código do usuário, nome do arquivo, a extensão (tipo de arquivo) e o contador de blocos que possui um tamanho fixo mais pode ser aumentado dependendo do uso.
O Windows utiliza alocação com lista ligada, usando a tabela da memória principal a estrutura possui o nome a extensão e vários atributos incluindo tamanho, data de criação, hora, e o numero do primeiro bloco.
No Unix cada entrada do diretório é formada pelo nome do arquivo e o seu numero de i-node que é localizado em um endereço fixo no disco a estrutura somente possui o numero do i-node e o nome do arquivo.
18. Explique as diferenças entre link simbólico e link físico;
No link simbólico (ou atalho), cria-se uma entrada que contem o caminho do arquivo ao qual ele está ligado. Somente o verdadeiro proprietário tem o ponteiro para o arquivo,