Sistemas operacionais
1- Um computador sem seu software nada mais é do que um pedaço inútil de metal. Os programas de sistemas, que gerenciam a operação do próprio computador, e os programas de aplicação, que resolvem problemas para o usuário.
2- É composto de duas ou mais camadas. A mais baixa delas contém os dispositivos físicos, representados por chips de circuitos integrados, fios, fontes de alimentação, e assim por diante. A seguir, vem uma camada composta por um tipo de software bastante primitivo, que controla diretamente os dispositivos anteriormente citados, fornecendo uma interface bastante simples para a próxima camada. Tal software, denominado micro código, composto de micro programas, usualmente está gravado numa memória do tipo read-only. Ele na verdade é um interpretador, que busca as instruções de máquina na memória principal (add, move, jump, etc.), gerando o conjunto de sinais de controle necessários à execução de tais instruções pelo hardware.
3- Sistemas Monoprogramáveis / Monotarefa, Sistemas Multiprogramáveis / Multitarefa, Sistemas com Múltiplos Processadores.
4- Os sistemas monoprogramáveis se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa.
5- Neste tipo de sistema, enquanto um programa espera por uma operação de leitura ou gravação em disco, outros programas podem estar sendo processados neste mesmo intervalo de tempo.
6- As vantagens do uso de sistemas multiprogramáveis são a redução do tempo de resposta das aplicações processadas no ambiente e de custos, a partir do compartilhamento dos diversos recursos do sistema entre as diferentes aplicações. Os sistemas multiprogramáveis, apesar de mais eficientes que os monoprogramáveis, são de implementação muito mais complexa.
7- Os sistemas batch foram os primeiros tipos de sistemas operacionais multiprogramáveis a serem implementados na década de 1960. Os programas,