sistemas operacionais
Sistema Operacional nada mais é doa que um programa feito para cuidar das tarefas básicasque o seu computador precisa para funcionar. É como se fosse uma empregada, que cuida para que nada saia errado (ou pelo menos tenta cuidar) e para que você possa pensar em coisas mais interessantes como escutar uma música, digitar um texto ou assistir um bom filme. É como se você tivesse no seu computador alguém que cuidasse para que sempre que você precisasse ouvir alguma coisa ele fornecesse o som necessário, já que o computador sozinho não teria essa capacidade. Ou quando você quer instalar o programa de baixar música da internet. Quem faz com que ele possa ser instalado é o Sistema Operacional. Depois ele ainda tem a responsabilidade de fazer com que você sempre possa ter acesso aquele programa quando for necessário.
Uma forma também de encarar um Sistema é que ele faz o som funcionar, o vídeo aparecer, os programas funcionarem, o mouse mexer a setinha na tela (sim, isso é serviço do Sistema também), o teclado passar os comandos do usuário para a tela do computador, a cópia de arquivos, o download de tudo aquilo que você baixa na internet etc. Enfim! Muita coisa devemos a ele, portanto é crucial que possamos escolher bem o sistema (ou sistemas, caso queira mais que um) que iremos usar em nossa máquina.
No mundo virtual de hoje, várias empresas lançam suas versões diferentes e quem acaba no meio dessa salada maluca somos nós. São vários nomes estranhos que acabamos sem entender direito qual escolher e o pior: porque escolher. Logo abaixo coloquei os Sistemas mais conhecidos e o que eles podem fazer por você:
WINDOWS
Tido como o mais conhecido, o Windows é criação da Microsoft e hoje abranje uma enorme fatia do mercado brasileiro, americano e europeu, bem como os países da Ásia.
Suas versões mais conhecidas são: XP (que vem da sigla eXPerience), VISTA e sua mais nova linha de Sistemas: o Windows 7 e 8, que traz uma nova