Sistemas operacionais
Disciplina: Organização de Computadores
Professor: Péricles
Atividade: Evolução dos Computadores
Aluno: Romerito Andrade Cavalcante
Matrícula.: 201207151181
1ª Geração de computadores
Os computadores da primeira geração eram constituídos por válvulas eletrônicas, estas válvulas eram grandes, lentas e queimavam com grande facilidade, além de ter um alto custo o computador tinha apenas o uso científico e estava instalado em grandes centros de pesquisa. Isto explica as enormes dimensões físicas dos computadores. A única forma de armazenar dados era através de cartões perfurados. As operações de cálculo eram realizadas em milissegundos, realizando até 39000 adições/segundos.
2ª Geração de computadores
Esses computadores começaram a ser controlados por transistores e válvulas, sendo que cada transistor substituía dezenas de válvulas, desta maneira os computadores tornaram-se consideravelmente menores e mais velozes. Os computadores começaram a ser utilizados nas grandes empresas. Tanto a válvula quanto o transistor realizavam um processamento de cada vez. As operações de cálculos eram realizadas em milionésimos de segundos, realizando 204.000 adições/segundos. Com o surgimento dos núcleos de ferrite, fitas e tambores magnéticos passam a ser usados como memória.
3ª Geração de computadores
Surgiu com a utilização dos circuitos integrados – SLT ( Solid Logic Technology ) uma técnica de micro circuitos, onde os computadores podiam realizar vários processamentos simultâneos. Essas técnicas de integração evoluíram, de SSI (integração em pequena escala) para MSI (integração em média escala), LSI (integração em grande escala) e VLSI (integração em muito grande escala) e essa classificação baseia-se na quantidade de componentes que o integrado contém. As operações de cálculos eram realizadas em bilionésimos de segundos. Realizando 1.280.000 adições/segundos.
4ª