Sistemas operacionais
Professor Wederson
Acadêmicos:
Mário Marcio Marietti
Dawson Paiva Lima
Grayce Nunes de Santanna
Tarcilio Britto
Paulo Sergio Batista
Introdução
Antes de estabelecermos a lista de comandos e opções para que regras e limites sejam estabelecidos em uma única máquina em particular, gostaríamos de rever os conceitos desses regramentos de uma perspectiva de um servidor, com suas regras gerais, até chegarmos a estes conceitos para uma única máquina. Servidores que se utilizam de software de origem Microsoft, possuem de modo geral um recurso chamado Group Policy.
A seguir, apresentamos uma breve e superficial explanação sobre as mesmas.
Group Policy
Group Policy é um recurso da família de sistemas operacionais Microsoft Windows NT. Este recurso consiste de um conjunto de regras que controlam o ambiente de trabalho das contas de usuários e contas de computadores. As Group Policies fornecem gerenciamento centralizado e configuração de sistemas operacionais, aplicações e configurações de usuário em um ambiente Active Directory. Em outras palavras, as Group Policies em parte controlam o que os usuários podem ou não podem fazer em um sistema de computadores. Embora as Group Policies são mais comumente utilizadas em ambientes corporativos, também são popularmente usadas em escolas, pequenas empresas, e outros tipos de organizações de pequeno porte. Group Policies são geralmente utilizadas para restringir certas ações que podem oferecer riscos potenciais à segurança, por exemplo: bloquear acesso ao Gerenciador de Tarefas, restringirem o acesso a algumas pastas determinadas, desabilitar o download de arquivos executáveis etc.
Como parte das tecnologias IntelliMirror da Microsoft, as Group Policies almejam reduzir o custo de fornecer suporte aos usuários. As tecnologias Intellimirror são relacionadas ao gerenciamento de máquinas desconectadas ou usuários em roaming incluindo perfis de usuários em